Empreendedorando

Quer saber o dia-a-dia de quem está buscando investir o seu dinheiro ou abrir um negócio próprio? Você está no lugar certo! Acompanhe a trajetória de quem realmente quer ser dono do próprio nariz.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Socorro! Quero ser motivado!


Muitas  pessoas  ficam  esperando  que  outras  pessoas as motivem. 

Vão morrer esperando! É  impossível motivar alguém. Só a própria pessoa é capaz de se motivar. Por quê? 

Porque só a própria pessoa é capaz de encontrar seus motivos para viver, para trabalhar, para fazer ou deixar de fazer. Há pessoas que confundem motivação com emoção. Há pessoas que  não entendem que, sendo o ser  humano  um ser  racional, a motivação precisa ser encontrada pela  razão e assumida com paixão e emoção. 

Mas a razão é que deve comandar o processo de motivação. É por  isso que só pessoas motivadas podem  vencer. Elas vencem porque sabem a razão, os porquês, os motivos de sua ação. E uma pessoa realmente motivada sabe que a vida não é fácil, que  há momentos em que é preciso  redobrar a análise e o uso da razão e  retomar a consciência dos motivos que conduzem a nossa vida. 

"Nas dificuldades, nos momentos mais difíceis e desafiantes, é que conhecemos uma pessoa realmente motivada"

Ela domina a sua vontade de desistir, de reclamar, de ter dó de si  própria e, através da razão, entende que sempre haverá dificuldades e que elas só serão vencidas com esforço e comprometimento. Ela  não fica esperando que alguém a motive. Ela própria busca, pela  razão,  novos motivos para continuar  lutando e parte para a ação, com total domínio da vontade. 

É fácil? Claro que não! Mas essa é a grande diferença entre o ser humano e os outros animais irracionais. 

O ser  humano é capaz de encontrar os verdadeiros motivos para a sua ação em vez de agir somente com base em instintos e reações. O ser humano, com o seu maior atributo - a  liberdade -  tem autonomia para decidir os motivos de sua vida, de entender o que é transitório e o que é permanente e definitivo e fazer as opções que julgar as melhores para si próprio, assumindo as conseqüências de suas decisões livres.  

E os verdadeiramente motivados são aqueles que fizeram a opção pelos valores permanentes da ética, da honestidade, do respeito às pessoas. São os que cuidam de sua saúde e segurança. São os que valorizam a  família, os amigos, e  tudo o mais que o dinheiro não consegue comprar. Esses entenderam com profundidade o sentido da verdadeira motivação. E você, é o Leão ou o gatinho da história?
 
Pense nisso. Sucesso!

Um comentário:

  1. Sou empreendedor, e acredito na força que o coworking tem dado para todos aqueles que querem começar o seu negócio. Eu, por exemplo, precisei cortar a maioria dos custos e encontrei no escritoriovirtual-saopaulo.com a proposta ideal para o que eu estava precisando! Lá eu tenho internet, telefonia, serviço de copa, endereço fiscal e comercial, e um ambiente muito agradável para trabalhar, recomendo a todos conhecerem um escritório compartilhado de qualidade!

    ResponderExcluir

Fale suas impressões sobre este post!