Empreendedorando

Quer saber o dia-a-dia de quem está buscando investir o seu dinheiro ou abrir um negócio próprio? Você está no lugar certo! Acompanhe a trajetória de quem realmente quer ser dono do próprio nariz.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Se não tem como fazer, simule!

O curso Negócio Certo é simplesmente fantástico. Parece propaganda do SEBRAE (o que acaba sendo), mas a noção de planejamento que eles dão é muito boa. Estou quase terminando-o e tenho que dizer que aprendi muito sobre: custo do valor unitário, lucro, lucratividade, taxa de retorno, rentabilidade, a partir de quanto precisamos vender para que tenhamos lucro e etc. Eles dão situações onde você tem que explicar muito bem sua empresa. Todas as cinco etapas do programa são importantes, principalmente a
Etapa 2 que é "Verificando a viabilidade de negócio". Todos os empreendimentos começam com um sonho, um insight sobre alguma coisa ou até mesmo um feeling diferente. Não importa que a ideia seja ótima na sua cabeça, que você visualize a abundância em sua vida com esse negócio que tem em mente. Se não houver planejamento, o sonho continuará um sonho. E um sonho mal sonhado!


"Dados do SEBRAE/2004, 49,4% das empresas fecham com até 2 anos de existência, 56,4% com até 3 anos e 59% não vão além de 4 anos". Este dado serve para explicar o que falei acima. Mais da metade das empresas que abrem as portas não resistem aos 4 anos. Tudo isso pela cultura dos brasileiros de não planejar nada, desde a gerência do tempo até mesmo a gerência de suas vidas. Não é exagero, eu mesmo tenho problemas com aproveitamento de tempo, aliás, é difícil encontrar quem não tem! Não tenho experiência em Plano de Negócios, mas o SEBRAE analisa produtos/serviços, pessoal para contratação, avaliação do mercado, avaliação financeira, localização, e até nossas finanças pessoais e o tempo que dispomos; o que ajuda bastante na hora da elaboração de um plano sólido. São mais de 30 perguntas que ajudam a clarear nossas ideias. Informação nunca é demais e quanto mais a tiver, melhor para se prevenir de todos os possíveis percalços que possam aparecer. Enfim, volto a dizer: planejamento é tudo em todos os aspectos. Obrigado e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale suas impressões sobre este post!