Empreendedorando

Quer saber o dia-a-dia de quem está buscando investir o seu dinheiro ou abrir um negócio próprio? Você está no lugar certo! Acompanhe a trajetória de quem realmente quer ser dono do próprio nariz.

sábado, 20 de março de 2010

Novos horizontes


Esta semana ocorreu a I Semana do Jovem Empreendedor. Confesso que fiquei surpreso em "conhecer" tanta gente envolvida física e espiritualmente neste tema aqui em São Luís. Foram 5 dias de muita conversa e explicação dos empreendedores de fato. Falaram muito do networking, isto é, a sua rede de contatos (ao pé da letra é rede de trabalho, mas tudo bem...). Algumas palestras já são batidas, como as de empreendedorismo à lá SEBRAE (sem desmerecer, claro), outras são tão empolgantes e inspiradoras que dá vontade de sair do local da palestra querendo montar um negócio urgente! Às vezes não sabemos ao certo como faremos o investimento, seja ele abrir um negócio, carteira de ações, imóveis, etc., mas o nosso networking, se bem trabalhado, faz com que nós percebamos as oportunidades: as informações necessárias para tal podem estar
em pessoas que estão à nossa volta e nem sabemos! Isso mesmo, aí do seu lado.

Inúmeras informações foram passadas por esses empreendedores mas vou repassar apenas 4 para os "Empreendedorandos". Em outros post falarei de outros itens importantíssimos para todo futuro-empresário.

1. Eliminar toda e qualquer resistência à mudança
Muito importante se você é atrelado ao antigo. Às vezes nos tomamos por um hábito tão forte que rejeitamos mudar. E isso inclui mudar para melhor. Por que começar uma dieta, uma atividade física e até o "acordar mais cedo" é tão difícil de se concretizar? Por causa da nossa
zona de conforto. Não queremos parar de comer aquele hambúrguer naquele fast-food; não queremos perder tempo em academias ou caminhadas; não queremos perder 15min de sono porque senão o dia será horrível! Mude!

2. Saber vender

Tudo na vida é venda. Tudo na vida é venda. Não, não foi erro de digitação, é para enfatizar mesmo! Eu, por exemplo, estou me vendendo por este blog (no bom sentido). Minhas ideias, pensamentos e sugestões são vendidas aqui e compra quem achar interessante ou não. Quando você vai para um entrevista de emprego, você está se vendendo. Vou resumir: qualquer negócio, QUALQUER, depende de saber vender. Afinal de contas, se não há vendas não há capital, não é?

3. Comunicar valores para equipe

Sempre falar o que a sua empresa ou estabelecimento têm em mente, desde o modo de atendimento até o porquê de atender de tal jeito. Valor agregado ao que vende é um dos passos para o sucesso. Quando todos se situam no espaço e têm noção do que fazem ali, o serviço flui tranquilamente.

4. Conquistar público novo
Sempre buscar o público que ainda não conhece o produto. O foco é atrair mais pessoas além daquelas que são clientes cativos. Como Jesus falou numa passagem: "Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores". Transforme justos em antigos clientes e pecadores em clientes novos. Já? É isso que eu quero dizer. Trazer novos mas sem negligenciar os da casa.

Obrigado pela atenção e nos próximos vou voltar à trajetória de Cabral. Não percam! Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale suas impressões sobre este post!