Empreendedorando

Quer saber o dia-a-dia de quem está buscando investir o seu dinheiro ou abrir um negócio próprio? Você está no lugar certo! Acompanhe a trajetória de quem realmente quer ser dono do próprio nariz.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Quem tem medo do nome mau?


Qual seu nome? Não precisa dizer agora. Deixe-me explicar o porquê da pergunta: vamos supor que você tenha um nome que não gosta, por exemplo, Alce Barbuda ou Amin Amou Amado (nomes que REALMENTE existiram ou ainda existem), certamente as pessoas não gostarão de você, não é? Devem pensar: não vou falar com ele(a) por causa do nome ridículo que tem...

Claro que não! Não é porque temos um nome considerado "ridículo" que somos motivo de repulsa pelas pessoas. Falei isso pra explicar um pouco sobre os
nomes das empresas. Isso mesmo, os nomes. Para a clínica de estética, estipulamos um nome e mostramos ao consultor do SEBRAE. Para resumir, ele não gostou. Depois me veio à cabeça a seguinte cena:

"Um homem entra pela porta do SEBRAE a fim de uma consultoria para seu negócio de alimentos. Senta na cadeira e pergunta: - Olha, eu tenho em mente um nome pra minha empresa de fast-food, ela vai ser chamar: Giraffas! - diz o eufórico empreendedor.
- Sim, mas voltando ao nome do estabelecimento, qual nome você realmente escolheu? - pergunta o consultor, incrédulo do que acabara de ouvir.
- Bem, tem esse outro: Cantinho dos hambúrgueres...
- Que nome mais original! Tem tudo a ver com o que você está montando! Gostei e aprovo!"

E assim morria a marca Giraffas! Vocês percebem que quando um nome é tão inovador, mas tão inovador, a maioria das pessoas pensa que não vai dar certo, até que botam em prática e dá sim muito certo! Outro dia eu estava passeando no shopping com minha namorada e vi na numa ótica uma marca que me chamou atenção pelo nome: "Ermenegildo Zegna". Nunca tinha ouvido falar dessa marca, mas depois fui ver quão famosa ela era e tão desinformado de moda eu estava. Voltando ao nome: Ermenegildo? Quem em sã consciência colocaria esse nome numa marca de óculos? Se você prestar atenção, existem outros que a gente nem nota mais: o próprio Google, Apple (maçã), Farmácias Big Ben (alusão ao famoso relógio de Londres), Colgate-Palmolive, Nike, Mormaii, Bvulgari entre outros.

Pra terminar, o que faz uma marca crescer não é o nome, são todas as pessoas que estão por trás dela: quem administra direito, quem planeja, quem vende, quem se relaciona com os clientes e sobretudo quem acredita na marca, independente de nome "bonito" ou não. E o seu nome? Não gosta dele? Não fique chateado(a), o que importa realmente é o seu conteúdo e não a embalagem. Obrigado por ler e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale suas impressões sobre este post!