Empreendedorando

Quer saber o dia-a-dia de quem está buscando investir o seu dinheiro ou abrir um negócio próprio? Você está no lugar certo! Acompanhe a trajetória de quem realmente quer ser dono do próprio nariz.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O poder do diferente


Estou postando do shopping neste exato momento pois tenho que retratar uma atitude que é visceral no ser humano: a questão da exclusividade. Enquanto estava organizando minhas coisas, escutei uma conversa mais ou menos assim:
- Amor, vamos comer onde? - perguntou o namorado.
- Não sei! Ah, tem a lanchonete X que tem um cheese maravilhoso!
- Tá bom... Olha, mas tem aquele que também é bom e ainda dão batata de graça. Não é melhor?
- É mesmo, "vamo" lá!

Não achem que sou "maroca", mas é que tudo ocorreu bem na minha frente. Essa situação que me abriu a mente pra escrever esse post, retrata o novo e a vantagem para o cliente. Vantagem essa que se manifesta não só nas atitudes de compra-venda mas também em outros sentidos da nossa vida. Vantagem em relação ao namorado (a), vantagem de posições hierárquicas, vantagens físicas e etc... O que o ser humano gosta é de ter vantagem. Mas quem não gosta, não é verdade?

Me passou pela cabeça um desejo de um colega de abrir uma lanchonete. Na situação, perguntei o que ele iria fazer de diferente para atrair a clientela, mas o que recebi como resposta foi:
- Cara, minha namorada cozinha bem que só! - disse o esperançoso empreendedor.
Então eu voltei a perguntar se ele iria fazer algo que ninguém fazia, até mesmo um prato com um nome diferente, qualquer coisa! Mas obtive a mesma resposta e com ainda mais ênfase:
- Tô te dizendo, tudo que ela faz é "gostoso"! (permitam-me o uso da expressão).

Ninguém disse que pra iniciar um negócio, temos que fazer TUDO diferente. Não disse isso e creio que não seja verdade. Mas na verdade, a exclusividade + vantagem para o cliente são tudo. Acho que nos pequenos detalhes é que se encontra o diferente: no atendimento, no cardápio (se restaurante/lanchonete), no serviço prestado e até mesmo na forma de pagamento. Tudo isso é receita certa para que qualquer empreendimento dê certo (não estou dizendo que dê certo 100% das vezes porque se tivesse a receita certa, eu já teria um negócio interplanetariamente fomoso!). Sempre digo que nós não podemos ser somente mais um. Todos nós somos diferentes e temos que demonstrar, entre as pessoas que abrem um negócio, essa diferença principalmente na forma de empreender (a forma que mais rende dividendos...).

Enfim, não faça diferente, SEJA diferente.

Um comentário:

  1. Adorei!! como sempre... é dificil com o amplo mercado a nossa volta, por isso temos que inovar para chamar mais atenção...

    ResponderExcluir

Fale suas impressões sobre este post!