Empreendedorando

Quer saber o dia-a-dia de quem está buscando investir o seu dinheiro ou abrir um negócio próprio? Você está no lugar certo! Acompanhe a trajetória de quem realmente quer ser dono do próprio nariz.

domingo, 28 de novembro de 2010

Um negócio de cada dia

Sabe aquela lojinha numa rua escondida do seu bairro? Pois é, essa semana passei em frente a uma loja que estava recebendo alguns produtos para venda. Era uma loja nova, devia ter uns 30m² ou menos. Estavam colocando os objetos nas prateleiras e ajeitando conforme o gosto do patrão. Enfim, todos nós já vimos essa cena, não é mesmo? Mas o que mais me chamou a atenção nessa cena corriqueira foi exatamente a loja! Aí você me pergunta: "mas Diego, o que tem de especial nessa loja?". Eu respondo: NADA! Exatamente isso que me chamou atenção.

Quando há a formulação de uma loja qualquer (ainda mais essa que vi), existe
todo um planejamento (às vezes não) financeiro, de "logística", de pessoal e etc. Geralmente a dono entra em contato com alguns fornecedores, pede os produtos que irá vender, chama alguém conhecido para (permitam-me usar uma expressão maranhense) "tomar de conta" do negócio, geralmente aquela pessoa que está desempregada e que sabe fazer absolutamente nada - o uso do vermelho é para enfatizar. Depois disso é só esperar amargar os prejuízos das poucas vendas, sair do ponto, abrir outro negócio, trabalhar para alguém ou fazer concurso público.

Infelizmente a cabeça dos nossos atuais pseudo-empreendedores está fadada ao fracasso. Algumas pessoas pensam que é só abrir um negócio que os consumidores virão como formigas num pedaço de açúcar. Continuo dizendo que não sei o que REALMENTE faz o negócio dar certo, mas sei a maioria do que não faz. Vamos pensar na seguinte inovação: a partir de agora, os clientes da Loja X receberão um cartão fidelidade a partir de 3 compras. Acumula-se pontos até chegar aos "prêmios" estipulados. Pronto, tenho certeza que só isso irá atrair algumas pessoas e de boca a boca a história ia passar.

Não quero dizer que só isso preciso, óbvio que não. Só sei que uma gota azul no oceano azul não faz nenhuma diferença. Obrigado pela atenção e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale suas impressões sobre este post!