Empreendedorando

Quer saber o dia-a-dia de quem está buscando investir o seu dinheiro ou abrir um negócio próprio? Você está no lugar certo! Acompanhe a trajetória de quem realmente quer ser dono do próprio nariz.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Você tem comportamento empreendedor? (parte 1/2)

Algumas atitudes são comuns a todos os empreendedores. Veja se você tem mesmo um comportamento empreendedor. (fonte: SEBRAE)


1. Busca de oportunidade e iniciativa
Ter a capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, propor e implementar soluções inovadoras. Então você pergunta: "mas Diego, não tenho chance com nada!". Eu respondo: "tente! Somente tente!".

2. Persistência
Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando sempre o sucesso, mantendo ou mudando estratégias de acordo com as situações. Tem gente que desiste no primeiro tropeço! Tá errado, meu filho! Quanto mais você cai mais você tem respaldo pra não errar mais. O erro é essencial para o aprendizado.
3. Correr riscos calculados
Analisar as alternativas e dispor-se a assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles. A maioria das pessoas monta um negócio sem saber o quanto poderá perder, o quanto tem para investir e etc. Resultado: falimento. Calcule tudo, deixe TUDO no papel (ou planilha) e tenha tudo sob controle.
4. Exigência de qualidade e eficiência
Decidir que fará sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar o que os clientes desejam. Se o empreendedor "parar no tempo" com relação à qualidade e eficiência de atendimentos ou produtos fornecidos, seu motivo de existência (leia-se clientes) irá desaparecer e será decretado o fim do seu negócio.
5. Comprometimento
Fazer sacrifícios pessoais, se esforçar para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e, até mesmo, assumir o lugar deles para terminar um trabalho; fazer força para manter os clientes satisfeitos. É impressionante o número de pessoas que querem ter tudo mas não querem fazer nada! Infelizmente não é assim. Rapadura é doce mas não é mole não! Saia da sua zona de conforto e veja os benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale suas impressões sobre este post!