Empreendedorando

Quer saber o dia-a-dia de quem está buscando investir o seu dinheiro ou abrir um negócio próprio? Você está no lugar certo! Acompanhe a trajetória de quem realmente quer ser dono do próprio nariz.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Franquias x Negócio próprio

Hoje abri um email e me deparei com um spam do Portal Franchising (PF), aí me veio a seguinte dúvida: até que ponto seria bom abrir uma franquia? Será que eu teria um lucro tão bom quanto se tivesse um negócio próprio? Entrei no site do PF e procurei por franquias de investimento mínimo de
R$1.000 a R$25.000. Procurei no ranking e vi que o Kumon estava no Top 10. Reparei também que das 10 mais requisitadas franquias, 50% era relacionada com educação e treinamento (Kumon, Wizard Idiomas, Escolas Fisk, CCAA e Microlins) e 30% relacionada a beleza.

Resumindo, com o Kumon, se eu colocasse uma filial hoje, na metade de 2011 ou em 2012 (isto se o mundo realmente não acabar!) teria o retorno do meu investimento, informação retirada do próprio site. Ainda assim, a marca fica com 45% do faturamento bruto sobre as mensalidades e 50% sobre as matrículas! Acho as taxas muito altas. Creio que quem tem um ideia e um dinheiro considerável para fazer sua ideia acontecer, deve optar por abrir um negócio. Deve-se botar no papel o quanto seu negócio "pode" render tanto no negócio próprio quanto na franquia. Não sei a fundo como abrir uma e quais as reais vantagens, mas vou conversar com um franqueado para postar aqui minhas indagações. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale suas impressões sobre este post!