Empreendedorando

Quer saber o dia-a-dia de quem está buscando investir o seu dinheiro ou abrir um negócio próprio? Você está no lugar certo! Acompanhe a trajetória de quem realmente quer ser dono do próprio nariz.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sucesso x Inteligência

Você alguma vez viu um amigo seu que não tinha nada de interessante, era um aluno medíocre (você era até melhor que ele) e hoje ele está melhor financeiramente que você? Não é despeito, fico felicíssimo com a prosperidade dos outros (e ainda mais de quem eu conheço!). Fico me perguntando às vezes o que é que a pessoa precisa ter pra ter sucesso na vida. Entre as várias qualidades necessárias, percebo que a maioria não diz respeito às competências intelectuais mas competências no agir. Não querendo menosprezar os gênios que tanto contribuem para a sociedade em geral, mas aqueles que realmente vão atrás e fazem algo para buscar o sucesso propriamente dito são os que eu gostaria de falar. 

As pessoas que se dão bem não são necessariamente inteligentes, mas espertas e sabem aproveitar as oportunidades que aparecem. Isso eu aprendi na pele. Já vi várias pessoas que tinham um rendimento precário e inexpressivo na escola e que hoje estão bem sucedidos nas respectivas áreas de atuação, ou em outras áreas. E pelo outro lado da moeda, vi também alunos brilhantes que são apenas mais um "normal", inexpressivo.

Quem já leu o livro Pai Rico Pai Pobre sabe do que eu estou falando: se você não enxergar oportunidade em tudo, tiver o feeling necessário para prosperar, e FAZER alguma coisa, não adianta estudar, estudar e estudar! Isso serve também pra aquele professor seu da universidade que sabe tudo, que todos admiram pelo conhecimento, um verdadeiro CDF, mas que quando termina o expediente está na parada de ônibus ao seu lado, pegando um sol danado e que fica esperando mais de 30min em pé pra chegar em casa... Agora eu pergunto: pra que serve mesmo o estudo se o cidadão não tiver ímpeto de agir?

O mundo hoje está muito dinâmico para que continuemos só num ponto de vista e encarar a realidade apenas de uma forma. Conheço uma pessoa que não tem o primário e que tem várias lojas de colchões e malharia famosas; outro que só tem o segundo grau completo e que é dono de uma das maiores redes de supermercado da minha cidade e por aí vai. Enfim, se fossem pessoas que fizessem bicos ou qualquer outro trabalho subalterno, seria consideradas "derrotadas"; mas como possuem bens e são prósperas (lê-se: tem sucesso profissional), são chamadas de inteligentes e que souberam aproveitar as oportunidades.

Não quero fazer apologia ao não-estudo, longe de mim, mas queria demonstrar com esse post que o sucesso não depende apenas dessa vertente. Pensem nisso! Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale suas impressões sobre este post!