Empreendedorando

Quer saber o dia-a-dia de quem está buscando investir o seu dinheiro ou abrir um negócio próprio? Você está no lugar certo! Acompanhe a trajetória de quem realmente quer ser dono do próprio nariz.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fraude: você ainda vai sofrer uma! (3/4)

De onde vêm as fraudes? 
 
Segundo pesquisa recente da KPMG, as fraudes, normalmente, vêm de dentro da empresa. Ou seja, caro gestor, o inimigo mora ao lado.  Mais de 60% dos fraudadores são funcionários da empresa. A Diretoria responde por 5% dos casos, gerência e chefia por mais ou menos 20% cada e o restante (cerca de 50%) das fraudes são realizadas pelos demais funcionários. Um dado interessante é que os funcionários entre 26 e 40 anos e com tempo de casa entre dois e cinco anos são os mais frequentes fraudadores.

Do lado de fora da empresa, os famosos “parceiros” completam o mapeamento da origem das fraudes. Prestadores de serviço com 14%, fornecedores com 13%, clientes com 8% e outros com 4%.

Hoje em dia, na Era do Conhecimento, os principais ativos passaram a ser baseados na informação, que são fáceis de guardar eletronicamente e de serem roubadas e vendidas. Com isso, grande parte das fraudes são roubos de informação, por via eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale suas impressões sobre este post!