Empreendedorando

Quer saber o dia-a-dia de quem está buscando investir o seu dinheiro ou abrir um negócio próprio? Você está no lugar certo! Acompanhe a trajetória de quem realmente quer ser dono do próprio nariz.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sociedade é casamento!


Fazer sociedade com alguém não é tão fácil quanto parece. Escolher alguém para compartilhar uma responsabilidade como administrar uma empresa é quase comparado a escolher alguém para casar! É verdade. Acho que três pontos são necessários para a escolha de um companheiro desse escalão:

1. Confiança
Essa é a base. Se você tem um sócio que falta com a verdade até pelas coisas mais simples, fuja dessa! Até as pequenas coisas mesmo. Quer um exemplo: num escritório de advocacia, por exemplo, o sócio que atende cliente e não comunica para o outro com o intuito de angariar o bruto e não dispor a parte da sociedade. A índole fala mais alto e nesse caso, custa caro! Portanto, saia dessa.

2. Compartilhar o mesmo sonho
É o caso de sonhar junto. Quando não existe uma simbiose entre os sócios, alguma coisa está errada. Pode ser a falta de ânimo, falta de vontade, perda de foco ou inúmeros outros fatores. Se um sócio estiver fazendo muito mais atividades em prol da empresa do que o outro, seria bom reavaliar a visão e propor novas tarefas e competências. O sonho é uma das principais forças motrizes para que o negócio dê certo. Sonhem juntos!

3. Ser tão pró-ativo quando você
É o caso da tartaruga e do coelho. Enquanto um está tendo ideias, fazendo e acontecendo, o outro está retraído e desmotivado. Na hora da escolha do parceiro verifique essa característica senão tudo vai por água abaixo (além da amizade). Não faça sociedade com ninguém só por causa do valor pecuniário que essa pessoa pode oferecer ao negócio. Semelhante atrai semelhante, portanto, não fuja dessa máxima.

Existem mais fatores para escolha de sócio, mas creio que se prestarmos atenção primeiramente nessas três, tomaremos a decisão mais eficientemente. 
Fiquem com Deus!

Um comentário:

  1. Compartilhar o mesmo sonho... Dentre todos, acho que este ainda é o mais forte! Afinal, um sócio que faz isso ou akilo, mas não tem o Sonho de verdade, pode desmotivar o outro, se este não estiver mto bem focado! Parabéns pelo post, muito bom!

    ResponderExcluir

Fale suas impressões sobre este post!