Empreendedorando

Quer saber o dia-a-dia de quem está buscando investir o seu dinheiro ou abrir um negócio próprio? Você está no lugar certo! Acompanhe a trajetória de quem realmente quer ser dono do próprio nariz.

domingo, 7 de novembro de 2010

Alcançar metas e objetivos (parte 1/2)

Tenho um enorme prazer em discutir formas de motivação de pessoas e como elas podem superar os obstáculos. Não é bem como o caso do Cebolinha e do Cascão! Eu escrevo isso mas não pensem que sou a pessoa mais motivada do mundo todo o tempo, mas é como uma forma de lembrar o que realmente interessa e o que realmente faz a diferença no nosso dia-a-dia. Até os motivadores mais famosos precisam ser motivados, é lógico! Enfim, esse texto é uma adaptação de "Dicas motivadoras para alcançar metas e objetivos", Raúl Candeloro e no próximo post coloco mais dicas.

1.  Encontre uma razão
Somos seres sempre em busca de algo. Podemos até fazer alguma coisa, algum trabalho, apenas por fazer, isto é, sem saber por que nem pra quê. Daí um tempo nos damos conta e nos perguntamos: por que estou fazendo isso? Tem alguma razão específica?
Precisamos ter motivos claros para que as nossas atitudes não sejam em vão. Quando você perceber que lhe faltam forças para cumprir algo é porque faltam motivos para que você continue. Pense nisso!

2. Dedicação e persistência

Todos nós já conseguimos algo em virtude dessas características. No começo parecia impossível, mas teimamos em prosseguir e persistir. Resultado: sucesso! Só que às vezes só nos dedicamos e persistimos quando já falhamos N vezes, o que é perfeitamente errado. Essas atitudes tinham que ser vistas desde o início do projeto dos nossos objetivos e, claro, continuar durante toda a empreitada.

3. Identifique o que pode melhorar
Quando falamos em excelência pensamos que é uma coisa de outro mundo, que ninguém faz e etc, mas atitudes básicas mas mais requintadas fazem tanta diferença quanto a excelência. O que devemos fazer é comprar livros que nos ajudem a alcançar nossos objetivos com dicas, informações ou biografias, cursos (de repente até em outro estado). Pessoas também são as melhores fontes de informações que podemos ter. Pessoas certas, diga-se de passagem. Você tem que selecionar bem com que se relaciona profissionalmente e também no âmbito pessoal, não como uma forma de exploração/interesse no sentido pejorativo da palavra, mas pelo aprendizado que terá e até mesmo repassar. Todos os dias pense: continuarei assim (se minha vida estiver ótima!) ou vou mudar minhas atitudes (caso você não goste muito dela)?

No próximo post tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale suas impressões sobre este post!